02 maio 2015

Por que o direito existe?



A primeira aula básica da faculdade é porque o direito tem que existir e hoje eu estava pensando sobre isso.



Para podermos exercer o direito precisa haver uma sociedade e as pessoas são instáveis. Um dia pensamos de um jeito, no outro dia a nossa ideia muda. Talvez não em um período de tempo tão curto, mas em questão de anos.

Se com leis estabelecidas já tem tanta impunidade e pessoas planejando crimes (que nunca são executados) como seria se a lei não existisse?

A lei regula os relacionamentos entre seres humanos e isso é bom e ruim. Bom porque te garante uma proteção imensa.

Ruim porque quem nunca quis espancar uma pessoa chata? Mas nós nos seguramos porque isso é um princípio de educação de berço.

Agora, nas leis, no vade mecum (que reúne os códigos e a constituição federal em um único livro), nós vemos diversas vezes citada a boa fé e os bons costumes.

O legislador (quem faz as leis)  contou que grande parte da sociedade teria bom senso, mas como devemos reagir em um lugar como o Brasil?

Generalizando, praticamente todo cidadão é um reflexo do seu governante e ainda está para nascer um político que não seja corrupto. Como nós devemos agir quando a boa fé e os bons costumes é algo que poucos praticam? 

Portanto, eu reafirmo que o direito é essencial e mesmo que você não queira virar advogado ou algo do gênero você deveria fazer direito só para saber dos seus direitos e deveres.

Faço mais um parêntese aqui, um jurista se candidatou a presidência da OAB e ele se propõe a acabar com a corrupção no meio jurídico e assim exterminá-la também em nosso país.

Por isso, se você é do meio jurídico ou tem algum amigo que seja, peça que ele vote em Anis Kfouri e use a hashtag #KfouriMeRepresenta para que possamos fazer a legislação ser cumprida.

Até a próxima! 



7 comentários:

  1. também penso assim !

    www.nataliloure.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Pretendo fazer direito justamente para isso, ainda estou na dúvida se vou querer trabalhar no meio, mas é um curso ótimo para aprendermos sobre a nossa sociedade e sobre os nosso direitos.
    Beijos
    www.umdiarioqualquer.com

    ResponderExcluir
  3. As leis são necessárias. Imagine se elas não existissem. É sempre bom pensar sobre esse assunto. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Direito é um curso e profissão linda! Sem as leis seria caos total!
    Xerim:)
    www.trilouca.com
    Meu canal:www.youtube.com/c/blogtrilouca

    ResponderExcluir
  5. As leis regem os princípios básicos... Sou apaixonada pela área e amei sua explicação. Nunca havia parado para pensar nesse tópico e desconhecia também o candidato. Amei as dicas e os conselhos.
    Quando der de uma passadinha no meu blog,no pior dos casos você ganhará uma amiga blogueira.
    Beijuuus,
    http://luizadevaneios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o texto! Muitas pessoas precisam de um agente de controle como as leis pra não fazerem besteira.
    Beijo
    www.leticiatomsik.com

    ResponderExcluir
  7. Não tenho direito ;) estou mais ligada a área das ciências.

    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

DEIXE A URL DO SEU BLOG. Ás vezes eu demoro para responder por conta da faculdade. Seja respeitoso, caso contrário, o seu comentário será excluído! Obrigada pela visita :)