09 junho 2015

Primeiro semestre da faculdade de direito



Oi gente hoje vou falar sobre o primeiro semestre da faculdade de direito. Esse semestre eu tive na minha grade curricular: Direito constitucional, direito civil, teoria política, história do direito, teoria do direito e direitos humanos.


Em direito constitucional a gente aprendeu a base da constituição e também sobre os entes federados. Estudamos também alguns artigos básicos, por exemplo, o artigo 5º.

Em direito civil a gente aprendeu as diferenças entre o código civil de 1916 e o de 2002 e sobre as pessoas naturais e jurídicas como também sobre bens.

Em teoria política a gente aprendeu como se forma o estado e as formas de governo. Em história do direito a gente aprendeu como que o direito surgiu no mundo e como que ele se estruturou até chegar no modo como ele é hoje.

Em teoria do direito a gente aprendeu o básico, por exemplo, o que são súmulas, também aprendemos como funciona a tramitação de um projeto de lei.

Finalmente em direitos humanos a gente aprendeu como surgiu essa parte tão importante do direito brasileiro e porque é tão importante essa proteção para nós, cidadãos.

Na minha faculdade também teve uma matéria ead chamada comunicação e expressão onde aprendemos algumas coisas básicas de português.

As doutrinas que eu adotei para este primeiro semestre foram:

  • Teoria do direito - Paulo Hamilton Siqueira
  • Direito constitucional - Manoel Gonçalves Ferreira Filho
  • Curso de direitos humanos - Emerson Malheiro
  • Teoria de Estado e Ciência política - Cláudio de Cicco
  • Direito civil brasileiro: Parte geral - Carlos Roberto Gonçalves
  • História do pensamento jurídico e da filosofia do direito - Cláudio de Cicco.


As matérias que eu mais gostei nesse semestre foram: Direitos humanos, teoria política, teoria do direito e direito constitucional.

As que eu menos gostei foram: História do direito, comunicação e expressão e direito civil.

Agora eu tenho mais certeza que eu nasci para o direito, estou muito feliz com a minha escolha e finalmente estou estudando algo que amo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE A URL DO SEU BLOG. Ás vezes eu demoro para responder por conta da faculdade. Seja respeitoso, caso contrário, o seu comentário será excluído! Obrigada pela visita :)