27 julho 2015

Onze anos na blogosfera



Oi gente, essa semana fez onze anos desde que eu criei o meu primeiro blog, que infelizmente não está mais no ar, mas o mais recente antes do Hey Tutty surgir ainda está no ar.

Leia o post e comente sobre ele, caso contrário o seu comentário será excluído

Vergonha dos meus posts? Sim, mas eu também fiquei bem feliz depois de ler os posts e ver como eu evolui nesses cinco anos.

Para comemorar essa data tão especial eu decidi fazer uma retrospectiva de como os blogs eram naquela época e como são hoje. Tem vários quesitos e serve como curiosidade para quem é "novo" nisso.

1) Layout: Naquela época usar um layout do próprio domínio já era uma gafe, na época eu usava os layouts da Evelyn Regly, sim, ela também já estava na blogosfera. Os layouts sempre tinham um artista no cabeçalho.

2) Posts: Os posts eram lotados de gifs com Candy Dolls e escrever errado (por exemplo: naum ao invés de não) era um charme, ninguém parecia analfabeto quando fazia isso.

3) Domínio: Os dois domínios mais usados na época eram o blig (do Ig) e .zip.net (do UOL) e o Blogger já existia, mas era pago e quando alguém comprava o domínio podia convidar um amigo para usar de graça, então todos nós enlouqueciamos quando um amigo virtual ganhava o domínio.

4) Music Player: Naquela época era comum os blogs terem um music player, o problema é que a tecnologia não era lá essas coisas, por isso eles só suportavam um arquivo e ainda tinha que ser em mid.

5) Bibliografia: A bibliografia só tinha espaço na sidebar e normalmente tinha uma foto da blogueira e mini gifs que traziam informações sobre ela quando você passava o mouse em cima.

6) Menu: Hoje os blogs costumam ter um menu com informações sobre o blog e a blogueira e um segundo menu com categorias. Naquela época isso era sonho, ninguém tinha menu.

7) Conteúdo dos blogs: Normalmente os blogs se dividiam em duas categorias, a que ensinava a fazer/ vendia/ distribuia layouts e a de diários online. Como no meu blog antigo, as pessoas contavam tudo sobre suas vidas, desde o pink V3 que ganharam até o BVL (boca virgem de língua) que perderam. Normalmente as pessoas publicavam uma vez por semana e sempre excluiam o post da semana anterior.

8) Popularidade: Naquela época ninguém imaginava que dava para ganhar dinheiro com blog e quando a pessoa tinha 200 acessos por semana, ela já era a diva da blogosfera.

9) Concursos: Os concursos para blogs avaliavam o layout, os posts e a organização dos widgets. Para participar você tinha que pôr um banner (na época chamava selinho) do tamanho de uma muralha da China no blog.

10) HTML: Quando você decidia criar um modelo exclusivo de layout você precisava adquirir uma dose extra de paciência porque não era como hoje,que você só muda a interface de um layout do próprio domínio, você tinha que programar tudo pelo próprio HTML e começar do zero digitando , em seguida   e por aí vai e mesmo depois de gastar semanas nisso o layout ainda ficava bem amador se comparado aos de hoje.

O que eu mais sinto falta? Das amizades na blogosfera. Não era tudo competição, você fazia amigas facilmente e elas estavam ali para tudo, desde te ajudar a fazer o layout até para ouvir como o seu crush pediu para ficar com você antes da aula de história. Fora que quem tinha blog o criava porque realmente gostava de escrever e não visando lucros.

Que nostalgia!


3 comentários:

  1. A blogsfera era bem diferente mesmo , dá até saudade =)
    Bjs
    Aquarela Pink

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu queria te começado neste tempo , perto de você e das outras garotas sou um bebê .

    http://gabbyteensilva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu queria te começado neste tempo , perto de você e das outras garotas sou um bebê .

    http://gabbyteensilva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

DEIXE A URL DO SEU BLOG. Ás vezes eu demoro para responder por conta da faculdade. Seja respeitoso, caso contrário, o seu comentário será excluído! Obrigada pela visita :)