29 janeiro 2016

Especial faculdade de direito - Como encarar o primeiro dia de aula?



Uma coisa que deixa muita gente apavorada é o primeiro dia de aula por causa do trote e porque a faculdade não tem nada a ver com a vida escolar e o desconhecido sempre dá aquele frio na barriga. A L.V. me enviou uma pergunta sobre isso.


Leia o post e comente sobre ele, caso contrário, o seu comentário será excluído.

"Eu passei no vestibular para direito, mas eu estou apavorada com o primeiro dia, eu ainda não decidi se quero participar do trote e eu não sei como me comportar na faculdade".

Oi L.V., a faculdade é a mesma coisa que você ganhar um passe livre para a vida real. Ninguém decide mais nada por você, se você não estudar o problema é só seu e ninguém mais vai fiscalizar para ver se você está matando aula ou não.

O problema é que isso, por si só, já causa uma ansiedade muito imensa e ainda tem o trote, na maioria das faculdades o trote é solidário, ou seja, você doa coisas para pessoas necessitadas como trote.

Em outras, como a minha, o trote é opcional e agora é lei que aquelas coisas muito abusivas (tipo cortar o cabelo e beber até cair) dá multa para a instituição. Eu decidi não participar do trote porque eu fui para lá pra estudar.

Mas foi bem básico, teve que fazer elefantinho e ir arrecadar dinheiro no semáforo para pagar as bebidas dos veteranos e também sujaram os calouros com ovo, tinta, farinha e café.

Se você decidir ficar para a aula o importante é saber que logo no primeiro dia, provavelmente, os professores já passem matéria, pelo menos na minha faculdade é assim.

Então é sempre bom levar algumas folhas para fazer anotações e uma caneta. Nesse caso também é bom chegar o mais cedo possível, depois que os veteranos pegam os calouros para o trote, para achar a sua sala.

Sentar na frente sempre te dá pontos extras com os professores e é melhor para manter a concentração. Eu não sei como fica a questão de horários porque na minha eles já põem no site em janeiro tudo isso, mas caso você tenha que pegar antes da aula é bom chegar cedo.


2 comentários:

  1. Tutty teu post é ótimo com certeza vai acalmar quem está entrando para faculdade agora e é um novato, eu não passei por isso pois não fiz faculdade só terminei o segundo grau como sempre trabalhei não me importei!
    Um beijo adorei as dicas
    http://detudoumpoucosil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Post sensacional! Eu me arrependo em uns 50% de não ter participado do trote.

    ResponderExcluir

DEIXE A URL DO SEU BLOG. Ás vezes eu demoro para responder por conta da faculdade. Seja respeitoso, caso contrário, o seu comentário será excluído! Obrigada pela visita :)