17 junho 2016

Blogueiros e youtubers que lançam livros



Oi gente, muitas pessoas pedem a minha opinião a respeito de blogueiros e youtubers que lançam livros, afinal esse mercado está crescendo cada vez mais e caso você ainda não saiba, eu publiquei o meu primeiro livro em 2013, quando eu já era blogueira há nove anos.

Leia o post e comente sobre ele, caso contrário, o seu comentário será excluído.

Esse é um assunto sensível para mim porque eu só consegui me tornar uma escritora por causa de vocês (meu público, meus leitores) e do blog e eu só tive coragem para publicar os meus livros porque a editora veio atrás de mim.

Mas vamos lá, nem todo mundo que escreve livro é escritor, se você escreve várias autobiografias "chapadas", falando sobre você em primeira pessoa você não é escritor, para mim escritor é quem usa da criatividade e escreve sobre outras coisas além da sua própria história.

Quando eu lancei o meu primeiro livro só a Bruna Vieira tinha lançado livro e foi muito rápido comigo, então eu nunca imaginava que o mercado ia se expandir e eu escrevi logo uma história juvenil porque era o meu público da época.

Me magoa muito ver grandes blogueiros e youtubers escrevendo qualquer porcaria em cem folhas e dizendo que são escritores. Isso é um desrespeito ao seu público que pediu grana para os pais ou economizou e comprou com todo o bom gosto o seu livro.

Também acho uma sacanagem quem contrata um autor fantasma*, fala sobre todas as experiências que vivenciou e o cara escreve, se esforça, para no final o youtuber ficar com toda a fama.

Eu acho que esse tipo de livro sem nenhuma perspectiva só serve para destruir a cultura brasileira de uma vez por todas e fazer as crianças e adolescentes de hoje preferirem investir em um brinquedo ao invés de um livro.

Então eu acho que se essa nova literatura (se é que pode se chamar literatura) continuar assim os brasileiros não vão nem querer entrar em uma livraria em um futuro próximo.

Desculpem a sinceridade

*Autor fantasma: Um autor que ouve os relatos do youtuber ou blogueiro e escreve o livro por ele.

Um comentário:

  1. Falou, pouco mais falou a verdade, quem escreve varias autobiografia, não passa de uma pessoa muito egocêntrica porque de escritor mesmo não tem nada.

    ResponderExcluir

DEIXE A URL DO SEU BLOG. Ás vezes eu demoro para responder por conta da faculdade. Seja respeitoso, caso contrário, o seu comentário será excluído! Obrigada pela visita :)