19 agosto 2017

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban

 

Oi gente, tudo bem? Hoje teremos a resenha do terceiro livro de Harry Potter, a série melhora a cada novo ano do protagonista em Hogwarts! Esse livro é muito amorzinho!

  • Resenha:
Harry Potter está passando mais um verão com os Dursley, seus tios que o odeiam por ele ser bruxo, ou como eles o chamam, anormal. Ele conseguiu retirar alguns dos seus materiais do quartinho embaixo da escada e agora passa as madrugadas estudando.

O seu aniversário mal começa e ele já recebe presentes de Hermione e Rony, seus melhores amigos, e também de Hagrid, o guarda caça das terras da escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Além disso recebe a carta da escola contendo, além da lista de materiais, também um formulário para as visitas até Hogsmead, um vilarejo inteiramente bruxo, que deve ser assinado pelos seus responsáveis.

Quando a manhã chega os Dursley agem como se fosse mais um dia normal, na TV está passando mais uma notícia sobre um assassino que fugiu da prisão, Sirius Black, e Harry pede encarecidamente para que tio Válter assine o seu formulário, entretanto ao invés disso recebe uma notícia daquelas: Tia Guida virá passar uns dias na casa do irmão.

Tia Guida é irmã do tio Válter, ela é muito gorda, viciada em buldogues e faz os tios parecerem amáveis. Tio Válter diz que assinará o formulário se Harry se comportar direitinho e disser que passou os últimos dois anos estudando em St Brutus, Centro para meninos irrecuperáveis.

Harry topa porque quer muito ir à Hogsmead com os seus amigos, mas no jantar do penúltimo dia da estadia da tia Guida na casa dos Dursley algo acontece: Ela xinga Harry de ingrato e pergunta aos tios o que o pai do garoto fazia e eles respondem que ele era vagabundo.

Para piorar ela compara a mãe de Harry á uma cadela problemática que merecia ser sacrificada. O bruxo fica tão furioso que a sua tia começa a inchar feito um balão até sair voando pelos ares! Depois disso Harry faz as malas rapidamente, pega Edwiges, sua coruja, e foge da casa dos tios.

Sem rumo, o bruxinho senta-se na calçada e, depois de algum tempo, sente que está sendo observado e vê um enorme cachorro preto o observando de longe, nessa hora, ele se levanta, mas antes que possa se aproximar, ele tropeça e cai de cara no chão.

Nessa hora surge um ônibus e um garoto espinhento abre a porta e diz que o Noitibus chegou para resgatar um bruxo perdido, Harry se apresenta como Neville Longbottom, seu colega, e logo descobre que a viagem não será tranquila.

O ônibus corre na velocidade da luz e não demora muito para ele estacionar na frente do Caldeirão Furado, mas na hora que Harry está descendo do Noitibus ele se depara com Cornélio Fudge, ministro da magia.

Ele se lembra do que fez com a tia e tem a certeza, por um momento, que será expulso, mas na verdade Fudge só quis ter certeza que Harry estava são e salvo. O bruxo se hospeda no Beco Diagonal e passa as duas últimas semanas de férias ali.

Nos últimos cinco dias de férias Hermione e os Weasley se juntam à ele. Os Weasley ganharam na loteria do ministério e fizeram uma viagem ao Egito. O aniversário de Mione está chegando, então os seus pais lhe dão um dinheiro para ela comprar um bichinho de estimação.

Rony vai junto com ela pois seu rato, Perebas, está mal desde que voltaram da viagem. Mione acaba comprando Bichento, um gato ranzinza que já estava na loja a um tempo e Rony odeia isso, pois rapidamente o passatempo favorito do bichano passa a ser caçar o Perebas.

Na noite anterior à partida para Hogwarts, Harry ouve o Sr e a Sra Weasley discutindo: Arthur, pai de Rony, quer contar a Harry que Sirius Black está atrás dele, mas Molly, mãe de Rony, é contra isso.

No dia seguinte, quando Harry está prestes a embarcar no Expresso de Hogwarts, Arthur o chama e começa a falar sobre Sirius, mas Harry conta que ouviu a conversa. A viagem para Hogwarts está normal, Harry, Rony, Hermione e Gina, a irmã caçula de Rony, vão em um vagão junto com o professor Lupin, que dorme profundamente, até que numa hora o trem pára, as luzes se apagam e grandes figuras encapuzadas entram no Expresso.

Eles verificam cabine por cabine e, quando Harry os vê, ele desmaia! Assim que acorda, ele recebe um pedaço de chocolate do professor Lupin e descobre que aquelas figuras se tratam de demantadores.

Normalmente eles ficam em Azkaban, a prisão dos bruxos do mau, mas desde a fuga de Sirius eles fiscalizam tudo quanto é canto à procura do bruxo. Assim que chegam em Hogwarts ele é chamado na sala da professora McGonagall, que apenas quer ter certeza que ele já melhorou.

No dia seguinte as aulas começam e Hermione se inscreveu em mais aulas do que pode assistir, a primeira aula dos meninos é adivinhação com a professora Trelanewey, a tarefa do dia é adivinhar o futuro do colega lendo a borra do chá.

A professora prevê que Harry morrerá antes do fim do ano e isso causa mal estar em todo mundo, mas logo a professora McGonagall a desmente. Além do professor Lupin, o corpo docente recebe um novo professor de Trato de Criaturas mágicas, Hagrid, que para a primeira aula traz um hipogrifo, o bicho é metade mamífero e metade ave.

Primeiramente a pessoa deve fazer uma reverência ao hipogrifo, se ele retribuir, a pessoa pode se aproximar e até montar nele. Draco Malfoy, o menino mais odiável de Hogwarts, está distraído quando Hagrid explica que não pode ofender o animal em nenhuma hipótese, e quando o garoto o faz ele toma uma bicada no ombro e promete que o professor sofrerá as consequências.

No dia das bruxas acontecerá a visita até Hogsmead, que Harry não poderá participar, e nesse tempo ele fica conversando com o professor Lupin. Quando os amigos voltam, o trio vai para a festa do Nick quase sem cabeça, o fantasma de Grifinória, a casa deles, e ao voltarem se deparam com o retrato da mulher gorda, que guarda a torre de Grifinória, todo arranhado.

Sirius Black invadiu Hogwarts e tentou entrar na torre da Grifinória e, ao ser impedido pelo retrato da mulher gorda, ele o arranhou inteiro. Agora o castelo não é mais seguro para Harry Potter.

JK Rowling
Editora Rocco
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE A URL DO SEU BLOG. Ás vezes eu demoro para responder por conta da faculdade. Seja respeitoso, caso contrário, o seu comentário será excluído! Obrigada pela visita :)