17 outubro 2017

Método de estudos: Printing



Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje eu vim falar para vocês um pouquinho sobre o meu novo método de estudos, é tentando que se aprende e bem quando eu cheguei na metade do curso eis que a minha faculdade muda completamente o método de ensino.

O novo slogan é "O aluno é o senhor do seu aprendizado", agora os professores requerem uma posição "ativa" do aluno. Como assim? Basicamente nós temos que estudar o conteúdo antes da aula ser ministrada e, em toda aula, o professor reserva um espaço de tempo para debates, apresentação de jurisprudência e até simulação de audiência de conciliação já teve!

Eu estava desesperada até que uma amiga minha me explicou como funciona o método do printing. Quando somos alfabetizados nós o fazemos escrevendo, primeiro as vogais até aprender a escreve-las sem dificuldades, depois as consoantes, depois as sílabas e, por fim, palavras completas.

Por conta disso a maioria das pessoas memoriza algo com mais facilidade quando o escreve e esse método consiste justamente nisso. Você copia tudo o que o professor fala na aula e, ao chegar em casa, copia tudo de novo num "caderno de estudos". Para o método ter total eficácia é recomendado que você faça a cópia no mesmo dia da aula, antes de dormir, para ser mais específica, porque isso faz com que o cérebro absorva o conteúdo com mais facilidade.

Comecei fazer isso na segunda semana de aulas e, depois de sete semanas, posso afirmar que isso facilitou muito o meu estudo! Ao chegar na aula da semana seguinte eu consigo lembrar perfeitamente tudo o que foi tratado nas aulas anteriores, também não tive qualquer dificuldade com as primeiras provas do semestre e o caderno fica esteticamente mais agradável.

Isso que falarei a seguir não faz parte do método, mas eu faço porque isso me ajuda bastante no final das contas: Toda vez que sento para passar a matéria a limpo eu releio tudo que foi ministrado nas aulas anteriores e, também, sempre faço um fichamento da doutrina sobre o assunto da próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE A URL DO SEU BLOG. Ás vezes eu demoro para responder por conta da faculdade. Seja respeitoso, caso contrário, o seu comentário será excluído! Obrigada pela visita :)